Revista Gerencia Deportiva - Número 2 publicado!

Foi publicado ao final de 2017 a segunda edição da Revista Gerencia Deportiva.

O documento integral pode ser acessado no link a seguir:

Revista Gerencia Deportiva - Vol. 1 - Num. 2

Boa leitura!!!!.

Homenagem ao Prof. Ciro D'Amico

Sabemos que as palavras pouco ajudam quando passamos por adversidades tão difíceis, no entanto, não queremos que elas nos faltem nesse momento.

E é com profunda tristeza e dor que comunicamos o falecimento do prof. Ciro D'Amico, esposo da nossa querida Rosa López. Precursora, ex-presidente e membro fundador da ALGEDE e de outras associações internacionais.

Na Venezuela, perderam um grande treinador de ginástica, um grande ser humano e pai e marido que deixa uma grande família esportiva e pessoal quais tiveram a sorte de conhecê-lo.

Somente na memória da pessoa amada é alcançada a paz e o alívio e desejamos que nossa amizade sincera torne mais leve sua perda.

Do coração da Associação Latino-Americana de Gestão do Esporte, expressamos nossa profunda tristeza e dor pela família D'Amico, que eles encontrem a paz como ele alcançou e que o tempo traga reconciliação para seus corações.

Diretoria da ALGEDE

3º Congresso da WASM acontecerá em 2019 na América Latina

Santiago do Chile será a sede do 3º Congresso da World Association for Sport Management (WASM), que acontecerá em 2019. A definição da capital chilena como sede do principal evento do mundo na área de gestão do esporte aconteceu no último dia 20 de junho de 2017, na reunião da Diretoria da entidade, em Kaunas, na Lituânia.

Ainda sem tema central definido, o evento será sediado pelo Instituto Ciencias del Deporte da Universidad Santo Tomás, em seu campus Santiago, e organizado pela Events GB. Contará, também, com o apoio do Comitê Olímpico do Chile.

O 3º Congresso da WASM está previsto para acontecer entre os dias 16 e 19 de outubro de 2019. Será a primeira vez que o Congresso da World Association for Sport Management acontece fora da Europa. O 1º Congresso, em 2015, aconteceu em Madri, Espanha. Kaunas, na Lituânia, foi a sede do 2º Congresso.

A Universidad Santo Tomás (UST) é uma instituição de ensino superior com presença em todo o território chileno, com mais de 38 anos de funcionamento. Conta, atualmente, com 89.000 alunos. A UST oferece mais de 90 cursos superiores, 45 programas de pós-graduação e 105 licenciaturas em todos os níveis de ensino superior: Universidade, Instituto Profissional (IP) e Centro de Treinamento Técnico (DTC).

2º Congresso da WASM aconteceu em Kaunas, na Lituânia, com presença da ALGEDE

O 2º Congresso da World Association for Sport Management (WASM) aconteceu, entre os dias 20 e 23 de junho de 2017, em Kaunas, na Lituânia. O evento foi organizado pela WASM em parceria com a Lithuanian Sports University.

Com o tema central “Global Issues and New Ideas in Sport Management” (Questões Globais e Novas Ideias para a Gestão do Esporte), o Congresso da WASM reuniu estudantes, pesquisadores e profissionais de todo o mundo, para compartilhar conhecimentos e novas ideias sobre o empreendimento global do esporte.

Durante os quatro dias do evento, os participantes puderam discutir a prática de negócios esportivos, questões relacionadas ao tema, colaboração e formação de redes de cooperação, gestão e marketing de negócios esportivos em um mercado global, em um rico intercâmbio internacional de ideias, melhores práticas e consultas científicas.

O 2º Congresso da WASM marcou, também, a reunião da Direção da entidade, momento em que os representantes das seis associações continentais de gestão do esporte – ALGEDE, NASSM, EASM, SMAANZ, AASM e ASMA - puderam expor a situação da área em seu continente, trocar experiências e discutir práticas conjuntas.

Representaram a ALGEDE no evento, seu diretor, Ary José Rocco Júnior (Brasil), e Rosa López de D'Amico (Venezuela), ex-presidente de ALGEDE e atual tesoureira da WASM.

ALGEDE elege nova Diretoria

A nova Diretoria da Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva, ALGEDE, para o biênio 2017-2019, foi eleita e já tomou posse no V Congresso da entidade, ocorrido em março/2017, na Universidad Abierta Interamericana (UAI), em Buenos Aires, Argentina.

Ricardo Sonoda, do Brasil, foi eleito o novo Presidente da ALGEDE. Angela Gómez, da Colômbia, será a Vice-Presidente da entidade para o biênio 2017-2019. A Diretoria Executiva da entidade será completada, para o novo mandato, pelas mexicanas Mireya Medina, como Secretária Geral, e Isela G. Ramos, como Tesoureira.

Os demais diretores eleitos em Buenos Aires foram: Ary Rocco (Brasil), Daniel Di Donato (Argentina), Juan Hojas (Cuba) e Luisa Velez (Porto Rico).

Rosa López de D’Amico, da Venezuela, é a editora responsável pela récem lançada Revista Científica da ALGEDE.

A ALGEDE aproveita a oportunidade para agradecer a Rosa Medina Rodríguez, do México, por seu brilhante trabalho como Presidente da entidade no biênio 2015-2017.

Buenos Aires, Argentina, foi sede do V Congresso da ALGEDE

Entre os dias 15 e 17 de março de 2017, a Universidad Abierta Interamericana, a UAI, foi sede do V Congresso da Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva, ALGEDE.

Com o tema central “Em direção ao profissionalismo da gestão do esporte em países do novo mundo", o evento contou com dois palestrantes principais, os keynotes, Profa. Karen Danylchuk (Canadá) e o Prof. Eric Schwarz (Austrália).

Além disso, dentro do programa acadêmico do Congresso aconteceram mais quatro conferências e foram apresentados 68 trabalhos, nas modalidades apresentação oral e/ou poster. Estiveram presentes ao V Congresso da ALGEDE 176 participantes, de 19 países diferentes, entre eles membros de diversas nações de fora da América Latina, como Portugal, Estados Unidos, França, Canadá, Austrália e Hungria.

O presidente do Comitê Local do Congresso, Dr. Gerardo Bielons, da Universidad Autônoma de Madri, Espanha, foi o responsável, junto com sua equipe, pela coordenação e organização do evento.

O Comitê Científico do V Congresso ALGEDE foi liderado pela Prof. Flávia da Cunha Bastos, da Universidade de São Paulo, USP, Brasil, e pela sua equipe, composta por membros do Grupo de Estudos e Investigação em Gestão do Desporto (GEPAE), registrado na escola de Educação Física e Esporte (EEFE / USP).

O evento recebeu apoio financeiro da Universidad Abierta Interamericana (UAI), foi patrocinado pela Adecco e apoiado pela Real Madrid University School e TD Systems.

O crescimento acadêmico observado nos congressos da ALGEDE tem sido significativo, particularmente no que diz respeito à qualidade dos trabalhos apresentados.

Filiação ALGeDe

Torne-se um membro da ALGEDE!!!

Faça o download da ficha de inscrição no link abaixo e siga as orientações.

Ficha de Inscrição - ALGEDe - Clique aqui

 

REGISTRO DE 1 ANO

REGISTRO DE 2 ANOS

Confira os benefícios do associado:

- Receber a filiação da revista eletrônica da ALGEDE e beneficiar-se com descontos em outras publicações específicas (a partir de 2014);

- Compartilhar estudos acadêmicos com os membros da ALGEDE;

- Participar dos Congressos Internacionais da ALGEDE, com o benefício de taxas reduzidas de inscrição e dos anais eletrônicos;

- Ter acesso a rede de informações acadêmicas e profissionais da ALGEDE;

- Acessar a base de dados eletrônica de anúncios sobre temas de interesse acadêmicos e profissionais;

- Participar da assembleia da ALGEDE;

- Votar e ser eleito candidato para compor a Diretoria da ALGEDE;

- Figurar na lista de sócios da ALGEDE;

- Participar de redes eletrônicas para melhorar o intercâmbio de informação em temas de pesquisa sobre gestão esportiva na América Latina.

Boletim ALGEDE número 4 no ar!

Com diversas informações, o Boletim ALGEDE número 4 já está disponível. Veja mais no link Boletim do nosso site.